Exposição Coletiva: Para onde foi a espessura da carne?
Abertura dia 29/04/22 às 19h
Museu Nacional da República - Brasília DF
Período de 30/04 até 26/06/2022.
Texto e expografia de Gisele Lima.
Curadoria e coordenação de Suyan de Mattos.
SOMOS O QUE COMEMOS, MUITAS VIDAS INTERLIGADAS.
A consciência de que toda a vida na terra vem de uma única partícula.
O divino é que somos todos únicos, unidos, unos.
Interligados, independentes, interdependentes, interser.
Somos o que absorvemos, digeridos, deglutimos fisicamente, socialmente, emocionalmente e culturalmente.
SOMOS TODOS ANTROPOFÁGICOS.
Técnica mista sobre toalha de mesa velha.
Maurício Rosa 2019.
Interser
Texto extraído do Capítulo Um do livro Coração da Compreensão. Comentários ao Sutra do Coração de Thich Nhât Hanh
Se você for um poeta, verá claramente que há uma nuvem flutuando nesta folha de papel. Sem uma nuvem, não haverá chuva; sem chuva, as árvores não podem crescer e, sem árvores, não podemos fazer papel. A nuvem é essencial para que o papel exista. Se ela não estiver aqui, a folha de papel também não pode estar aqui. Logo, nós podemos dizer que a nuvem e o papel intersão. "Interser" é uma palavra que não está no dicionário ainda, mas se combinarmos o prefixo "inter" com o verbo "ser", teremos este novo verbo "interser". Sem uma nuvem, não podemos ter papel, assim podemos afirmar que a nuvem e a folha de papel intersão.
Se olharmos ainda mais profundamente para dentro desta folha de papel, nós poderemos ver os raios do sol nela. Se os raios do sol não estiverem lá, a floresta não pode crescer. De fato, nada pode crescer. Nem mesmo nó podemos crescer sem os raios do sol. E assim nós sabemos que os raios do sol também estão nesta folha de papel. O papel e os raios do sol. intersão. E, se continuarmos a olhar, poderemos ver o lenhador que cortou a árvore e a trouxe para ser transformada em papel na fábrica. E vemos o trigo. Nós sabemos que o lenhador não pode existir sem o seu pão diário e, conseqüentemente, o trigo que se tornou seu pão também está nesta folha de papel. E o pai e a mãe do lenhador estão nela também. Quando olhamos desta maneira, vemos que, sem todas estas coisas, esta folha de papel não pode existir.
Olhando ainda mais profundamente, nós podemos ver que nós estamos nesta folha também. Isto não é difícil de ver, porque quando olhamos para uma folha de papel, a folha de papel é parte de nossa percepção. A sua mente está aqui dentro e a minha também. Então podemos dizer que todas as coisas estão aqui dentro desta folha de papel. Você não pode apontar uma única coisa que não esteja aqui- tempo, espaço, a terra, a chuva, os minerais do solo, os raios do sol, a nuvem, o rio, o calor. Tudo coexiste com esta folha de papel. É por isto que eu penso que a palavra interser deveria estar no dicionário. "Ser" é interser. Você simplesmente não pode "ser" por você mesmo, sozinho. Você tem Interser
Texto extraído do Capítulo Um do livro Coração da Compreensão. Comentários ao Sutra do Coração de Thich Nhât Hanh
Fotografias de Noah Cidreira da exposição.
Coletivo formado por mais de 40 artistas , confiram o Catalogo virtual.
Para onde foi a espessura da carne - catalogo
Álbum completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário